terça-feira, outubro 25, 2005

artes decorativas - breve noção

Arte
Actividade criadora pela qual, trabalhando a matéria, a imagem ou o som, o homem cria beleza ao esforçar-se por dar expressão ao mundo material ou imaterial que o inspira.

Em tempos as artes dividiram-se em artes liberais (as praticadas por homens livres) e as artes manuais (praticadas pelos escravos).

Mais tarde, na Idade Média (séc.XIV), as artes foram divididas em artes mecânicas (relacionadas com artesanato) e em liberais (aritmética, dialéctica, geometria, história da música) que eram objecto de estudo nas Faculdades de Artes.

No Renascimento (séc.XV) deu-se o nome de Belas Artes. Tipo de arte que abrangia a arquitectura, a escultura, gravura, pintura. Com a evolução dos tempos a este conjunto deu-se o nome de Artes Plásticas opondo-se à arte da palavra e/ou do som.

No esforço de criar beleza recriando a realidade o homem tem-se esforçado por descobrir novas e diversas técnicas de forma a cultivar novas e diferentes culturas e estilos.

Decoração
Acção ou efeito de decorar, adornar um ambiente através de objectos atendendo a um determinado contexto (a arquitectura enquanto elemento imóvel). A decoração pode ser exterior e/ou interior.

Arte Decorativa

Visa decorar um determinado contexto imóvel (arquitectura) recorrendo ao uso de peças decorativas (objectos móveis) que o completam, conjugadas com a luz e a cor, recorrendo ao uso de esculturas, tapetes, pinturas, móveis, cortinados, objectos de cerâmica, de madeira, de metal, entre outros. Esse mesmo recurso pode variar consoante um tema, uma cultura, uma época, um estilo.