quarta-feira, janeiro 11, 2006

Pátina no Gesso

Pátina no Gesso

Materiais:- Pátina em Cera *
- Base Acrílica para Artesanato
- Solvente (terebentina)
- Pincéis de cerdas macias nºs. 4,6,10 e 12- Peça de Gesso- Panos de Malha para Limpeza- Pano para Lustro (flanela )

*Pátina em Cera
É uma Pasta para diversos efeitos de pátina, de fácil aplicação. Aplicações: com pano macio ou pincel sobre madeira, cerâmica, gesso, papel e cartolina. Para limpeza dos pincéis use um solvente (terebentina).Secagem total: 15 minutos. Após secagem natural, lustre com um pano macio. Dependendo da técnica utilizada, costuma-se lixar ou escovar a peça depois de seca.
Dicas: A preparação de superfícies é tão importante quanto o acabamento final. É nesta fase que propriedades anti-corrosivas e de aderência são proporcionadas ao substrato a ser pintado. Cada substrato requer uma protecção. Para que os produtos que serão utilizados depois da preparação, como as tintas e os vernizes, tenham boa aderência e não apresentem problemas, é fundamental que o trabalho de preparação da superfície seja bem feito. Evite realizar pinturas em ambientes com poeira.

O gesso deverá estar totalmente seco. Remover com lixa os excessos. Remover a poeira. Aplicar uma demão de fundo preparador (goma laca ou base acrílica). Não é recomendada pintura sobre superfícies tratadas com brilho. Repintura: Lixar por completo a superfície a fim de remover totalmente o brilho da tinta anterior.

Passo 1
Lixe a peça e remova o pó, em seguida, aplique duas demãos da Base Acrílica p/ Artesanato, aguardando secagem entre elas. Agora com o pincel mais largo pinte parte por parte do fundo da peça, utilizando a patina.. Para partes menores utilize pincéis mais pequenos.

Passo 2
Com um pano de malha, retire o excesso da tinta.

Passo 3
Faça uma mistura de verde com um pouco de preto, para obter um tom de verde escuro, e aplique em todas as folhas e ramos, para isso utilize o pincel nr.6

Passo 4
Remova o excesso da pátina com o pano de malha, da mesma forma que o passo anterior

Passo 5
Repita os mesmos procedimentos utilizando as seguintes cores: Uva - Misture azul com um pouco de vermelho. Amoras - Misture vermelho com um pouco de azul Cerejas - Misture vermelho com um pouco de amarelo Pêra - Utilize a cor verde e faça detalhes com o amarelo Maça - Utilize a cor vermelho e faça detalhes com amarelo Garrafa - Misture vermelho com um pouco de preto

Passo 6
Finalize, aplicando a pátina na cor ouro em algumas partes da peça, utilizando um pano de malha em forma de 'boneca'. Aguarde secagem, em seguida dê lustro com ajuda de uma flanela.

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home